fbpx

“Um minuto de cultura com a Severi”, leva as artes a casa

Em tempos de isolamento social, associação cria projeto digital

Já ouviram falar de “Um minuto de cultura com a Severi? é nosso novo projeto que, em tempos de quarentena e isolamento social, tem o objetivo de aproximar os severenses que são assim convidados a partilhar momentos culturais.

Estão já mais de 30 episódios gravados. “O minuto de cultura com a Severi”, contudo, quer ser mais teimoso que o vírus e, por isso, quer ter continuidade. Para isso, a Severi deixa agora o repto a todos os severenses para integrarem este projeto.

O desafio é muito simples, é só escolher um pequeno texto e fazer um vídeo (cerca de 60 segundos) com a sua interpretação. O vídeo deve ser enviado pelo nosso formulário ou por WeTransfer.

Impedidos de ensaiar e subir aos palcos, esta foi a forma que encontramos para continuar culturalmente inquietos. Assim, todos os dias, às 19h00, lançamos nas nossas redes um protagonista que partilha um poema, um conto, uma lenda, um manifesto…. Vale quase tudo nesta maratona que quer manter a chama cultural bem viva.

Tínhamos ensaios quatro vezes por semana, estávamos para estrear uma peça que iria juntar perto de 50 severenses em palco, íamos arrancar com novos projetos… Tudo isto ficou adiado, de repente, todos sentimos um vazio…. Foi assim que decidimos avançar com esta espécie de plano B, que de uma forma muito simples quis trazer um momento diário de companhia a todas as pessoas e que quer, também, demonstrar o papel que a cultura tem nas nossas vidas… Assim, todos os dias uma pessoa escolhe o texto que quiser e interpreta-o, disponibilizando o resultado final, em vídeo.

“O teu riso” de Pablo Neruda; “O principezinho” de Saint Exupéri, “Se isto é um homem” de Primo Lévi; As lendas de Sever…. Para crianças, adultos… para todos os gostos. A iniciativa arrancou no dia 19 de Março e nunca mais parou. Primeiro foi o nosso grupo de teatro a protagonizar a iniciativa, depois, a corrente cultural passou para as mãos da comunidade, mas as novidades não ficam por aqui. Agora é a vez do nosso grupo juvenil da Severi, uma forma de estimular hábitos de leitura aos jovens, ao mesmo tempo que continuam a comungar da missão da Severi: promover cultura de proximidade para todos

Siga-nos no Facebook ou no Instagram e, a cada dia, fique a par do novo “Um minuto de Cultura com a Severi”.
Todos os vídeos ficam disponíveis no nosso canal no Youtube.

As atividades em tempo de isolamento social não ficam por aqui. Todos os fins de semana a Severi, no Facebook, tem partilhado gratuitamente as peças de teatro que já produziu.